24/06/2026

Campanha Nacional dos Bancários 2026 tem início com entrega da minuta de reivindicações à Fenaban

A Campanha Nacional dos Bancários 2026 foi oficialmente iniciada nesta quarta-feira (24), com a entrega da minuta de reivindicações do Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento reúne as principais demandas da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), cuja vigência precisa ser renovada até a data-base da categoria, em 1º de setembro.

A primeira rodada de negociações entre representantes dos trabalhadores e dos bancos já está agendada para o dia 2 de julho, em São Paulo.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Fábio Escobar, a construção da pauta demonstra a força da organização da categoria em todo o país.

"Essa minuta representa a voz dos bancários e bancárias de todas as regiões do Brasil. Foi construída de forma democrática, com a participação da categoria por meio das conferências e da Consulta Nacional. Nosso objetivo é avançar na valorização dos trabalhadores, defender os empregos e preservar os direitos conquistados ao longo de décadas de luta", destacou.

Entre as principais reivindicações apresentadas estão:
Reajuste salarial com 5% de aumento real, além da reposição da inflação;
• Aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
• Valorização do Vale-Alimentação (VA) e Vale-Refeição (VR);
• Fim das metas abusivas e do assédio organizacional;
• Defesa dos empregos bancários;
• Manutenção da Convenção Coletiva Nacional e dos direitos conquistados;
• Defesa dos bancos públicos;
• Regulamentação dos impactos das novas tecnologias e proteção da privacidade dos trabalhadores no teletrabalho.

Os dados apresentados pelo movimento sindical reforçam a legitimidade da pauta. Entre 2020 e 2025, os lucros do sistema financeiro cresceram significativamente, enquanto milhares de postos de trabalho foram eliminados e centenas de agências encerradas em todo o país.
Segundo Fábio Escobar, é fundamental que parte desses resultados seja revertida para quem efetivamente contribui para o desempenho das instituições financeiras.

"Os bancários e bancárias são responsáveis pelos excelentes resultados apresentados pelos bancos. É justo que esse crescimento seja compartilhado com os trabalhadores por meio de melhores salários, valorização profissional, melhores condições de trabalho e garantia de emprego", afirmou.
Outro tema que preocupa a categoria é a saúde mental. A Consulta Nacional dos Bancários 2026 revelou que mais de 70% dos trabalhadores percebem impactos negativos do ambiente de trabalho sobre sua saúde mental, enquanto 40% relataram o uso de medicamentos controlados nos últimos doze meses.

Diante desse cenário, o Sindicato dos Bancários de Assis e Região reforça que a defesa da saúde, do combate ao assédio moral e das condições dignas de trabalho continuará sendo prioridade durante toda a campanha.

A Campanha Nacional dos Bancários 2026 foi lançada com o tema "Bancárias e bancários feitos de esperança, movidos pela luta", destacando a importância da mobilização coletiva para a conquista e preservação de direitos.

"O Sindicato dos Bancários de Assis e Região acompanhará cada etapa das negociações e manterá a categoria informada. A participação dos trabalhadores será fundamental para fortalecer a campanha e garantir avanços nas mesas de negociação", concluiu Fábio Escobar.

MAIS NOTÍCIAS