24/06/2026
Campanha Nacional dos Bancários 2026 tem início com entrega da minuta de reivindicações à Fenaban
A Campanha Nacional dos Bancários 2026 foi oficialmente iniciada nesta quarta-feira (24), com a entrega da minuta de reivindicações do Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento reúne as principais demandas da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), cuja vigência precisa ser renovada até a data-base da categoria, em 1º de setembro.
A primeira rodada de negociações entre representantes dos trabalhadores e dos bancos já está agendada para o dia 2 de julho, em São Paulo.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Fábio Escobar, a construção da pauta demonstra a força da organização da categoria em todo o país.
"Essa minuta representa a voz dos bancários e bancárias de todas as regiões do Brasil. Foi construída de forma democrática, com a participação da categoria por meio das conferências e da Consulta Nacional. Nosso objetivo é avançar na valorização dos trabalhadores, defender os empregos e preservar os direitos conquistados ao longo de décadas de luta", destacou.
Entre as principais reivindicações apresentadas estão:
• Reajuste salarial com 5% de aumento real, além da reposição da inflação;
• Aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
• Valorização do Vale-Alimentação (VA) e Vale-Refeição (VR);
• Fim das metas abusivas e do assédio organizacional;
• Defesa dos empregos bancários;
• Manutenção da Convenção Coletiva Nacional e dos direitos conquistados;
• Defesa dos bancos públicos;
• Regulamentação dos impactos das novas tecnologias e proteção da privacidade dos trabalhadores no teletrabalho.
Os dados apresentados pelo movimento sindical reforçam a legitimidade da pauta. Entre 2020 e 2025, os lucros do sistema financeiro cresceram significativamente, enquanto milhares de postos de trabalho foram eliminados e centenas de agências encerradas em todo o país.
Segundo Fábio Escobar, é fundamental que parte desses resultados seja revertida para quem efetivamente contribui para o desempenho das instituições financeiras.
"Os bancários e bancárias são responsáveis pelos excelentes resultados apresentados pelos bancos. É justo que esse crescimento seja compartilhado com os trabalhadores por meio de melhores salários, valorização profissional, melhores condições de trabalho e garantia de emprego", afirmou.
Outro tema que preocupa a categoria é a saúde mental. A Consulta Nacional dos Bancários 2026 revelou que mais de 70% dos trabalhadores percebem impactos negativos do ambiente de trabalho sobre sua saúde mental, enquanto 40% relataram o uso de medicamentos controlados nos últimos doze meses.
Diante desse cenário, o Sindicato dos Bancários de Assis e Região reforça que a defesa da saúde, do combate ao assédio moral e das condições dignas de trabalho continuará sendo prioridade durante toda a campanha.
A Campanha Nacional dos Bancários 2026 foi lançada com o tema "Bancárias e bancários feitos de esperança, movidos pela luta", destacando a importância da mobilização coletiva para a conquista e preservação de direitos.
"O Sindicato dos Bancários de Assis e Região acompanhará cada etapa das negociações e manterá a categoria informada. A participação dos trabalhadores será fundamental para fortalecer a campanha e garantir avanços nas mesas de negociação", concluiu Fábio Escobar.
A primeira rodada de negociações entre representantes dos trabalhadores e dos bancos já está agendada para o dia 2 de julho, em São Paulo.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Fábio Escobar, a construção da pauta demonstra a força da organização da categoria em todo o país.
"Essa minuta representa a voz dos bancários e bancárias de todas as regiões do Brasil. Foi construída de forma democrática, com a participação da categoria por meio das conferências e da Consulta Nacional. Nosso objetivo é avançar na valorização dos trabalhadores, defender os empregos e preservar os direitos conquistados ao longo de décadas de luta", destacou.
Entre as principais reivindicações apresentadas estão:
• Reajuste salarial com 5% de aumento real, além da reposição da inflação;
• Aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
• Valorização do Vale-Alimentação (VA) e Vale-Refeição (VR);
• Fim das metas abusivas e do assédio organizacional;
• Defesa dos empregos bancários;
• Manutenção da Convenção Coletiva Nacional e dos direitos conquistados;
• Defesa dos bancos públicos;
• Regulamentação dos impactos das novas tecnologias e proteção da privacidade dos trabalhadores no teletrabalho.
Os dados apresentados pelo movimento sindical reforçam a legitimidade da pauta. Entre 2020 e 2025, os lucros do sistema financeiro cresceram significativamente, enquanto milhares de postos de trabalho foram eliminados e centenas de agências encerradas em todo o país.
Segundo Fábio Escobar, é fundamental que parte desses resultados seja revertida para quem efetivamente contribui para o desempenho das instituições financeiras.
"Os bancários e bancárias são responsáveis pelos excelentes resultados apresentados pelos bancos. É justo que esse crescimento seja compartilhado com os trabalhadores por meio de melhores salários, valorização profissional, melhores condições de trabalho e garantia de emprego", afirmou.
Outro tema que preocupa a categoria é a saúde mental. A Consulta Nacional dos Bancários 2026 revelou que mais de 70% dos trabalhadores percebem impactos negativos do ambiente de trabalho sobre sua saúde mental, enquanto 40% relataram o uso de medicamentos controlados nos últimos doze meses.
Diante desse cenário, o Sindicato dos Bancários de Assis e Região reforça que a defesa da saúde, do combate ao assédio moral e das condições dignas de trabalho continuará sendo prioridade durante toda a campanha.
A Campanha Nacional dos Bancários 2026 foi lançada com o tema "Bancárias e bancários feitos de esperança, movidos pela luta", destacando a importância da mobilização coletiva para a conquista e preservação de direitos.
"O Sindicato dos Bancários de Assis e Região acompanhará cada etapa das negociações e manterá a categoria informada. A participação dos trabalhadores será fundamental para fortalecer a campanha e garantir avanços nas mesas de negociação", concluiu Fábio Escobar.
MAIS NOTÍCIAS
- Justiça garante transferência de bancária para assegurar continuidade de tratamento de saúde
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 tem início com entrega da minuta de reivindicações à Fenaban
- Sindicato dos Bancários de Assis participa da 28ª Conferência Nacional e reforça luta por mais salários, empregos e direitos
- Sindicato dos Bancários de Assis participa da 28ª Conferência Nacional e reforça luta por mais salários, empregos e direitos
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CAMPANHA NACIONAL DOS BANCÁRIOS 2026
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários: categoria se reúne em SP para definir rumos da Campanha Nacional Unificada 2026
- Santander tenta retirar poder dos associados da Cabesp e entidades mobilizam beneficiários contra reforma estatutária
- 41º Conecef vai debater os desafios das empregadas e dos empregados da Caixa e preparar a Campanha Nacional
- Funcionários do Banco do Brasil receberão ligação para participar de pesquisa da Campanha Nacional 2026
- Dia Nacional de Luta mobiliza empregados da Caixa contra o teto do Saúde Caixa
- Movimento sindical denuncia metas abusivas e pressão crescente sobre funcionários do Mercantil
- Consulta Nacional: Contraf orienta mobilização total para fortalecer a Campanha Nacional dos Bancários
- Entidades cobram solução estrutural para a Cassi e pressionam BB por maior responsabilidade no custeio
- Câmara aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz jornada de trabalho
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades