17/04/2024
Previ: BB aprova alteração na tabela PIP; mudança vai beneficiar milhares de trabalhadores

O Banco do Brasil aprovou as alterações na tabela da Pontuação Individual do Participante (PIP). Com a mudança, os trabalhadores do BB, associados ao plano Previ Futuro, poderão somar mais recursos para a aposentadoria. O anúncio foi feito pelo Banco do Brasil nesta terça-feira 16.
A mudança da tabela PIP é um avanço importante que atende a uma antiga reivindicação dos trabalhadores e do movimento sindical, e que permitirá aos associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuírem mais, com o Banco do Brasil acompanhando essas contribuições.
“Essa é uma grande conquista para as associadas e os associados do Plano Previ Futuro, que vai possibilitar maior acréscimo na reserva matemática individual do plano, com a similar contrapartida do Banco, melhorando o benefício de aposentadoria futura, e que o movimento sindical junto com os eleitos na Previ vem há muito lutando e reivindicando junto ao BB, um grande motivo de comemoração!”, destaca Juliana Carminato, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e candidata ao Conselho Consultivo Plano Previ Futuro nas eleições da Previ 2024 pela Chapa 1 - Cassi para os Associados.
A atualização da tabela PIP vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o participante do Previ Futuro pode fazer à medida que evolui na carreira funcional.
A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.
Três fatores são considerados para calcular a 2B: crescimento salarial do participante, tempo de filiação à Previ e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro.
Com as mudanças propostas pela Previ e aprovadas pela Banco do Brasil, os funcionários poderão aderir à 2B desde que ingressam no Previ Futuro.
A decisão do Banco do Brasil ocorreu após a revisão da tabela PIP passar por todas as instâncias da Previ. O projeto agora será apreciado pelos órgãos reguladores do sistema de previdência complementar.
Esta é a primeira atualização de cálculo da PIP desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários do banco. Com a revisão, 30 mil associados mudarão de faixa de contribuição imediatamente, sendo que, destes, 15 mil sequer podiam contribuir pela Tabela atual.
“A nova tabela PIP, que vai beneficiar praticamente todos os bancários e bancárias do BB da ativa do Plano Previ Futuro, vem no esteio de grandes conquistas do funcionalismo capitaneadas pelo movimento sindical e pelos eleitos, tais como: a mudança da tabela de IR progressiva ou regressiva no final da acumulação do plano, a possibilidade de resgatar em até 80% a parte patronal da reserva matemática individual, a possibilidade de aposentaria com 10 anos de empresa e 50 anos de idade. Agora, precisamos aguardar a mudança do Regulamento do Plano após autorização dos órgãos reguladores competentes, como a Previc”, pontua Getúlio Maciel, representante da Fetec-CUT/SP na Comissão de Empresa dos funcionários do BB. Fonte: SEEB SP
MAIS NOTÍCIAS
- Inscrições abertas para o 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro
- Bancários e bancárias participarão dos atos em defesa da soberania no 7 de setembro
- Movimento sindical e BB voltam às negociações para custeio do Plano Associados da Cassi
- Itaú antecipará pagamento da PLR e da PCR
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Sindicato paralisa atendimento no Bradesco de Palmital por falta de condições seguras de trabalho
- Sindicato dos Bancários de Assis e Região participa da 27ª Conferência Estadual da FETEC/CUT/SP
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
- Previc indefere todos os pedidos de retirada de patrocínio
- Participação no Seminário de Comunicação da FETEC – 2025.
- Bancárias e bancários realizarão 27ª Conferência Nacional em agosto