Seja Bem-vindo. Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

História da Entidade

A história do Sindicato dos Bancários de Assis e Região pode ser dividida em duas partes: até 1990 e depois desse ano, quando a então chapa de oposição ganhou a votação para a Diretoria da entidade em uma conturbada eleição.


 

 



Ocorrido em dezembro de 1990, o processo eleitoral só terminou dois meses depois, com a proclamação definitiva de Aguinaldo Amaral como o novo presidente do Sindicato. "A chapa de oposição tentou fazer de tudo pra impedir nossa posse, mas a vitória foi incontestável: 429 favoráveis contra 295 da oposição", lembra Aguinaldo.



Entre as atividades desenvolvidas pelo Sindicato, em busca de melhorias não só dos bancários, mas de todos os trabalhadores, está a participação na Comissão de Apoio à CPI que investigou PC Farias, do Fora Collor, em 1992, e a manifestação contra o massacre de Eldorado dos Carajás, quando cerca de 80 trabalhadores sem-terra foram assassinados pela PM, em 1996. Além de estar presente em todas as atividades bancárias de paralisações, manifestos públicos e greves da categoria.



Passados 12 anos da vitória cutista, o Sindicato cresceu em importância, legitimidade social e esteve presente em todos os principais momentos políticos da vida de Assis e do país. "Quando assumimos, encontramos uma entidade sem estrutura para proporcionar um bom atendimento aos associados e, principalmente, debilitada politicamente, porque a antiga Diretoria não tinha o firme compromisso de defender a categoria bancária e lutar por uma sociedade mais justa", afirma o dirigente, Hélio Paiva Matos.

Durante as últimas quatro gestões, o Sindicato se fortaleceu, cresceu e se inseriu cada vez mais nas mobilizações populares. "Nos anos 90, o movimento sindical cutista se desenvolveu e firmou o conceito de sindicato cidadão, que luta não apenas pelas questões salariais e de melhorias nas condições de trabalho, mas atua em toda a sociedade, defendendo o direito das minorias, brigando por saúde, educação, moradia, etc”, ressalta Paiva.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ASSIS E REGIÃO Rua 24 de maio, 238 - Vila Xavier - Cep 19800-030 Assis – SP - Tel. (18) 3322-5376
  • Fetec
  • Contraf
  • CUT
web80