11/07/2022

Aumento de casos de covid mostra que pandemia está longe do fim

Em trabalho de elevado risco de contaminação, bancários e bancárias devem redobrar cuidados...

Desde 25 de junho, a contaminação por covid-19 supera os 50 mil casos diários, conforme informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O quadro é certamente ainda mais grave por causa da subnotificação, pois até hoje o governo federal não definiu meios para contabilizar os casos identificados por autotestes, a cada dia mais comuns no país.

Apesar de quase 80% da população estar vacinada, o número de mortes vem subindo no país, e está em uma média de 243 por dia, conforme relatórios do Conass. Na semana que se encerrou no sábado (10), foram contabilizados 1.696 óbitos no Brasil.
Reinfecção
A Fiocruz, conforme seu mais recente Relatório da Rede Genômica, referente ao período de 17 a 30 de junho, há risco de nova onda de reinfecção no Brasil, em função da crescente circulação das linhagens da variante Ômicrom do coronavírus, a BA.4 e BA.5. Esse mesmo fenômeno da pandemia já foi observado na Europa e nos países da América do Norte, onde a BA.4 e a BA.5 já se tornaram dominantes.
Bancárias e bancários
Esse quadro acende o sinal de alerta e indica a manutenção do uso de máscara em ambientes fechados, como escolas, comércio e locais de trabalho. Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, “bancárias e bancários trabalham na linha de frente, em contato com muitas pessoas, e por isso devem se cuidar e cumprir os protocolos de saúde, conforme a orientação de especialistas”. Mauro lembra que “esse é o único caminho para proteger a si mesmo, a família e a sociedade toda, que precisa se unir para dar um fim à pandemia”.
Cuidados
Siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se defender do coronavírus:
Mantenha distância de outras pessoas de pelo menos 1 metro.
Evite aglomerações.
Use máscara, especialmente em locais fechados. Troque o equipamento sempre que ele ficar úmido.
Prefira locais abertos e ventilados. Abra uma janela se estiver em local fechado.
Limpe as mãos com frequência, com sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha-se em dia com a vacina. Até o momento, todos adultos devem ter tomado a primeira dose de reforço. Dependendo da idade, a segunda dose de reforço já está disponível.
Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
Evite tocar superfícies de locais públicos. Limpe superfícies com frequência.
Fique em casa se você sentir indisposição.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Se possível, ligue para a unidade de saúde e peça orientações antecipadas.
Mantenha-se informado sobre a situação em sua localidade.

FONTE: CONTRAF-CUT

MAIS ARTIGOS